domingo, 19 de outubro de 2008

Portugal é o quarto país onde menos se trabalha.


Média influenciada por horário de 35 horas da Função Pública, o segundo mais baixo da Europa.

Portugal é dos países com menos horas efectivas de trabalho por semana, de acordo com um estudo da Eurofound. A população empregada do país trabalha menos 1,2 horas do que a média e menos 2,9 do que nos países mais laboriosos.

O estudo, divulgado recentemente, diz respeito às horas trabalhadas no ano passado. Além de medir a carga laboral imposta por lei ou contratualizada por acordo colectivo, a Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound) avalia o tempo efectivo do trabalhador na empresa, medido através de questionários aos funcionários.

Desta forma, sustenta o organismo da União Europeia (UE), há uma noção "mais precisa" acerca da carga horária, uma vez que se incluem factores como horas extraordinárias e faltas. E, no ranking elaborado com base em dados do último trimestre de 2007, Portugal ocupa a quarta pior posição, com 38,8 horas de trabalho por semana.

Apenas Dinamarca, Itália e França têm cargas horárias efectivas menores: a média dos 27 estados-membros da UE é de 40 horas semanais. No topo da lista estão a Bulgária e a Roménia, com 41,7 horas, seguidos do Reino Unido, com 41,4 horas. Espanha trabalha 39 horas e a Grécia 39,9.

Já no que diz respeito à Função Pública, as coisas mudam. Portugal, com 35 horas de trabalho por semana, é nesta área de actividade o segundo país com menos carga laboral, a seguir à Itália, cujos funcionários públicos trabalham 32,9 horas. Neste caso, a Eurofound deixa o reparo: as horas de trabalho na Função Pública estão "significativamente abaixo" da média nacional.

Info de JN

Publicado por Lord SS 14/88

Sem comentários: