quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Combate à pobreza das crianças e idosos



Novo Plano Nacional de Acção para a Inclusão contempla aumento de 24% do Salário Mínimo Nacional até 2010.

O combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos idosos continua a ser a principal prioridade do novo Plano Nacional para a Inclusão (PNAI) a vigorar de 2008 a 2010 e já enviado para a Comissão Europeia.

O aumento de 24% até 2010 do Salário Mínimo Nacional (actualmente de 426,5 euros) até atingir o valor de 500 euros em 2011 é uma das medidas apresentadas no novo PNAI para combater a pobreza destes dois grupos sociais, avança a agência Lusa.

Segundo o documento, a que a Lusa teve acesso, apesar das melhorias registadas no bem-estar das crianças e das suas famílias, este continua a ser um grupo particularmente vulnerável e com potencial de transmissão de geração para geração.

Em 2006, 21% dos cidadãos portugueses entre os 0 e os 17 anos viviam em situação de pobreza, designadamente nos casos das famílias monoparentais e das famílias numerosas.

O PNAI prevê até 2010 aumentar mensalmente o montante do abono de família a 230 mil crianças entre o segundo e o terceiro anos de vida e proceder a um aumento intercalar extraordinário de 25% do abono de família para crianças enquadradas em agregados familiares mais carenciados (primeiro e segundo escalão), o que implica o apoio a um milhão de crianças.


Fonte: MSN Notícias


Postado por Nuno Teixeira

Sem comentários: