sábado, 25 de outubro de 2008

Linha do Tua é para MANTER



O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações esclareceu, este sábado, que não há qualquer intenção do Governo para desactivar a Linha do Tua, sendo que, nesta altura, nem existem razões que possam conduzir ao contrário.

«Por vontade do Governo aquela linha continua. Se não, não estávamos a fazer o que estamos a fazer», até porque esta linha tem um «papel histórico» e «objectivos para servir o turismo e as populações», disse Mário Lino, em Matosinhos.

Segundo o ministro, os relatórios das comissões de inquérito ao acidente, que deverão estar disponíveis a partir de segunda-feira na Internet para consulta, apontam varias razões que, na sua conjugação, contribuíram para o descarrilamento.

Essas razões, adiantou, têm a ver com a própria infra-estrutura, ou seja, com a linha, e também com o tipo de material circulante que poderá ter de sofrer ajustamentos ao tipo de linha.

«Foi mandado averiguar porque sabemos as causas, mas não sabemos as causas das causas», do acidente que ocorrido no troço entre o Cachão e o Tua, a 22 de Agosto, causando um morto e dezenas de feridos, disse Mário Lino.

O esclarecimento surge depois do Ministério das Obras Públicas tinha revelado, em comunicado, que as recomendações da comissão de inquérito às condições de segurança foram adoptadas na íntegra e que a linha e os comboios vão agora ser alvo de uma inspecção aprofundada.


Informação Retirada de: TSF


Postado por Nuno Teixeira

Sem comentários: