segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Autorizar residência a 49 mil brasileiros, Onde vamos parar?


Imigrantes: SEF recebe pedidos ao abrigo do artigo 88

Quarenta e nove mil brasileiros, que se encontravam em situação irregular no nosso país, pediram este ano autorização de residência. Fizeram-no ao abrigo do Artigo 88, que permite conceder uma autorização quase vitalícia para residir no nosso país, desde que se forneça uma morada e exista uma proposta de trabalho.

Os pedidos têm caído de tal forma, e em catadupa, nos departamentos do SEF, que há já quem equipare a situação a um processo extraordinário de regularização de imigrantes. Numa altura em que são quase 500 mil os que se encontram irregularmente em Portugal, uma situação que tem vindo a preocupar as autoridades pela falta de contro-lo que estes casos acarretam.

As últimas operações das autoridades, designadamente as rusgas que quase todos os fins-de--semana têm ocorrido na Margem Sul de Lisboa, também têm levado a que aumentem os pedidos de regularização. E houve também dezenas de imigrantes que já foram expulsos na sequência dessas operações.

MÁFIAS DAS FAVELAS


A presença de muitos jovens em situação irregular na Margem Sul de Lisboa, provenientes de favelas brasileiras e com cadastro por crimes violentos, está a preocupar as autoridades. Muitos deles têm vindo a agregar--se em gangs que apregoam ideias de violência e que circulam na internet. A maioria está indocumentada.

No caso dos brasileiros, a dificuldade maior é mesmo obter os registos criminais destes jovens. O sistema naquela país está longe de ser eficiente, sendo os cadastros agregados por estados. A informação acaba por chegar tardiamente ao SEF.

Info de CM

Publicado por lord ss 14/88

2 comentários:

Anónimo disse...

PUTA QUE PARIU ESSES BRASILEIROS!

Anónimo disse...

È uma vergonha