segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Jörg Haider, acidente ou assassinato?


Político de extrema-direita morreu no sábado aos 58 anos.
Procuradoria descarta falha mecânica, e polícia investiga causas.


Nas eleições de 28 de setembro passado, Haider, que havia assumido a liderança do partido no final de agosto, conseguiu transformar a sigla, criada em 2005, na quarta força política da Áustria, com 10,7% dos votos, triplicando o número de cadeiras no Parlamento.

Conquistou grande parte do voto operário, tradicionalmente fiel aos social-democratas. Para isso, adotou uma campanha xenófoba que aproveitou os temores de uma imigração em massa procedente dos países do Leste da Europa.
Em sua busca pelo poder, também prometeu em sua campanha defender as "raízes austríacas" contra o perigo da "islamização" da sociedade.

O líder de extrema-direita austríaco Jörg Haider dirigia a 142 km/h no momento do acidente que tirou sua vida no sábado, informou neste domingo o Ministério Público na cidade austríaca de Klagenfurt. No local, a velocidade máxima permitida era de 70 km/h.

Haider, de 58 anos, estava sozinho no carro oficial, viajando pelo sul da capital da Caríntia, quando o veículo saiu da estrada por razões desconhecidas, logo depois de ele ter feito uma ultrapassagem e voltado à sua faixa.

O carro capotou várias vezes, e Haider ficou gravemente ferido, na cabeça e no tórax, morrendo logo depois.

O resultado da perícia no Volkswagen Phaeton V6 que Haider dirigia descartou qualquer falha mecânica que pudesse ter provocado o acidente, segundo as autoridades. Segundo a perícia, os danos ao carro foram tão grandes que nem o uso do cinto de segurança e o airbag conseguiram evitar a morte do político.

1 comentário:

PILOTO disse...

"dirigia a 142 km/h no momento do acidente"

Como é que eles sabem que ia a essa velocidade?

"Volkswagen Phaeton V6"

E com um carro destes ñ era para morrer logo, ha acidentes com carros bem piores e as pessoas ou morrem ou ficam aleijadas, estranho.

"viajando pelo sul da capital da Caríntia"

E ainda por cima ia a conduzir num local que é ele que o governa, duvido que ñ conhece.

Estive a analisar a foto do acidente e ñ compreendo porque o lado esquerdo da viatura esta desfeito mas a jante esquerda da frente ñ saltou, e normalmente quando assim é a jante tem tendencias a ser "arrancada" saltando, se bateu num poste, estranho muito estranho.

Paz a sua alma.