segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Islandeses querem adesão à União Europeia e ao euro.


Na época das vacas gordas não queriam misturas e agora à rasca até imploram...

A maioria dos islandeses é favorável à adesão à União Europeia e ao euro, de acordo com uma sondagem publicada hoje por um jornal diário, o “Frettabladid”. O apoio à adesão tem crescido entre a população no último ano.

Segundo o jornal, 68,8 por cento dos inquiridos apoia uma candidatura à UE, percentagem que era de 55,1 por cento em Fevereiro passado e de 48,9 por cento em Setembro de 2007. Cerca de 70 por cento apoia a realização de um referendo para aderir à UE. Foram ouvidas 800 pessoas maiores de 18 anos. A Islândia tem 320 mil habitantes.

Entre os inquiridos 72,5 por cento mostraram-se ainda favoráveis à adesão à moeda única, o euro, em detrimento da coroa islandesa, a moeda nacional. Um euro vale actualmente na Islândia 152 coroas, devido, principalmente ao efeito da crise internacional.

O Governo de coligação islandês, formado por sociais-democratas e centro-direita, divide-se sobre esta adesão, com os sociais-democratas a apoiarem mas com o centro-direita do primeiro-ministro Geir Haarde a opor-se.

O primeiro-ministro islandês, Geir Haarde, negou que o seu país esteja "falido" e garantiu que não renunciará às suas responsabilidades, ao mesmo tempo que espera resolver rapidamente o seu diferendo com o Reino Unido.

"Por agora, o país não está falido, não renuncia às suas obrigações", declarou Haarde durante uma conferência de imprensa, numa altura em que toda a economia do país nórdico está ameaçada depois da falência do sector bancário."


Info de Publico

Publicado por Lord SS 14/88

Sem comentários: