segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Portugal esteve na iminência de uma guerra civil e que o 25 de Novembro pôs fim a um golpe que pretendia instalar uma ditadura comunista.


Pires Veloso: "Costa Gomes dissuadiu Cunhal da guerra civil"
"Vice-rei do Norte" quebra o silêncio e escreve livro que será lançado já no próximo dia 25 de Novembro, no Porto. Pires Veloso aponta o dedo a algumas personalidades civis e militares e diz que apenas pretende contribuir para a reposição da verdade da História.

Há já quem diga que será a "bomba editorial do ano", mas Pires Veloso diz que se trata de um livro de memórias e de revelações que pretendem apenas contribuir para a reposição da História, nomeadamente do PREC e do 25 de Novembro. Garante que Portugal esteve na iminência de uma guerra civil e que o 25 de Novembro pôs fim a um golpe que pretendia instalar uma ditadura comunista. Diz, mesmo, que Eanes não foi nenhum herói, definindo-o como "homem sem carácter, totalmente controlado pelo major Melo Antunes".

Foi uma das principais personalidades do chamado período da "transição" para a democracia. Mas, desde 1977, quase ninguém ouve falar de si. Porquê escrever, agora, este livro, depois de tantos anos de silêncio?

Sou acérrimo defensor daquela máxima de Galileu Galilei que diz que "a verdade é filha do tempo".

E o tempo, o "seu" tempo, só agora chegou?

Sim, chegou o momento de contribuir para a reposição da verdade. É importante que a História seja corrigida, porque em matérias cruciais tem sido frequentemente distorcida.

Em que matéria acontece essa sistemática distorção ?

Em relação ao 25 de Novembro, por exemplo, em que a verdade tem sido totalmente deturpada, essa é uma das razões porque escrevi o livro. As inverdades, as injustiças ferem-me, mexem comigo.

Em sua opinião, o que foi o 25 de Novembro?

Foi uma espécie de renovação do 25 de Abril, ou seja, estava a suceder que todos os princípios belos da Revolução de Abril estavam a ser esquecidos, apagados até.

Estávamos perante um golpe?

Sim, o Partido Comunista Português estava apostado em conquistar o poder, aliás, viemos a saber depois que a guerra civil só não aconteceu porque o general Costa Gomes chamou Álvaro Cunhal e conseguiu influenciá-lo a desistir. Esta atitude, arrancada a Cunhal com muito esforço de Costa Gomes, surtiu um efeito muito negativo junto de alguns militantes comunistas que estavam no interior das sedes à espera das armas. Esse episódio foi o próprio Costa Gomes que mo contou, no Porto.

Então, quem evitou a guerra civil e a eventual conquista do poder pelo PCP?

Foi, essencialmente, a Região Militar Norte, grande parte da população que estava connosco e os líderes dos partidos democráticos, com predominância para Mário Soares e Sá Carneiro. O coronel Jaime Neves e a Força Aérea também tiveram papéis importantíssimos.

Info de JN

Publicado por Lord SS 14/88

3 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente a verdade do Comunismo em Portugal aparece, e vem eles defender o 25 de Abril com uma cara de pau... Andou esse Alvaro Cunhal com o 25 de Abril na boca durante anos e continuam. O que os comunas queriam mesmo era uma China em Portugal, os esquerdistas falam mal do PNR que é um partido defensor da democracia e liberdade, por isso mesmo é que eles o criticam tanto. Pois com uma boa direita no governo as ditaduras estariam condenadas ao fracasso.

"Partido Comunista Português estava apostado em conquistar o poder, aliás, viemos a saber depois que a guerra civil..." é o que os comunas gostam mais, sofrimento do povo nem lhes interessa tal como na Russia. Já tinhamos alertado para os perigos do comunismo. Pois continuam a ser sinicos e mentirosos como a esquerda é por natureza bastando ver o nosso actual governo.

ASS LORD SS 14/88

PILOTO disse...

Isto é um facto antigo que foi evitado graças a Deus, esses peseudo libertadores queriam um regime pior que aquele que tinham derrobado,sim porque foram militares comunas que o fizeram, Salazar ñ teve coragem suficiente para deportar para o Tarrafal e esquece-los la bem fechadinhos, tanto ao Mario como ao Cunhal, iguais mas com cheiros diferentes, esses comunas da libertinagem do 25 do A queriam o seu prelotariado a moda da exURSS, posso mesmo dizer que estes libertadores da libertinagem levou ao caos que ainda o pais ñ acordou, tivemos muita sorte em ñ cair-mos na asneira do comunismo prefundo que nos levaria a um estado bem pior, mas Cunhal foi a URSS pedir forças suficientes para oferecer Portugal ao comunismo sovietico que então contaminava o mundo, tivemos mesmo muita sorte em ñ ter havido uma guerra civil e ñ entrar-mos na paranoia desses senhores, são como o Demo,atractivos mentirosos e o exemplo temos o BE enganaram toda a gente mas os "burros" ainda votam neles tanto no BE como no PCP, mas uma coisa ainda ñ esta esclarecida porque estes partidos pro-ditaturiais podem-se reunir fazer festas e etc e ñ são presseguidos e presos como os nacionalistas, sera que ser nacionalista é crime? O nosso problema reside no caso que ainda saimos de uma ditadura a pouco mais de 30 e poucos anos...

Anónimo disse...

Falaste bem piloto. No resto da europa não é proibido fazer manifestações nacionalistas e ninguem é preso por isso nem é crime. Só em Portugal nesta especie de democracia é que acontece isso, desde que a esquerda está no poder tem sido assim o que é normal. Mas as pessoas não tem olhos na cara para ver que a esquerda É muito perigosa, desde o controlo da comunicação social, investigações às pessoas que participam nas greves etc.... mesmo muito grave isto... A união europeia não vê estas coisas e não põe ordem nesta tentativa de ditadira?

Viva as politicas de direita...
ASS lORD ss 14/88