quarta-feira, 23 de julho de 2008

Guia urbano para evitar guetos.



O Fórum Português para a Prevenção e Segurança vai fornecer às autarquias um guia do desenho urbano com soluções urbanísticas que travem os guetos e potenciais problemas sociais explosivos.

"Queremos ver se através desse guia podemos balizar as intervenções futuras nesta matéria, criando um conjunto de normas sobre como proceder para evitar situações que conduzam a problemas sociais explosivos", afirmou Guilherme Pinto, dirigente da estrutura e presidente da Câmara de Matosinhos.

Considerando que "o desenho urbano é essencial à sensação de segurança dos cidadãos", Guilherme Pinto reconheceu que "no passado foram cometidos alguns erros" que se poderão evitar seguindo as directrizes do guia, a executar pelo arquitecto Bernardo Távora.

Um primeiro conjunto de ideias a integrar no manual-padrão está pronto a ser discutido no seio do Fórum até ao final ano. A aprovação do guia ocorrerá em 2009, ano em que também será disponibilizado a todas as autarquias.

"Nunca podemos eliminar incidentes como o Bairro da Quinta da Fonte, em Loures. Mas podemos e devemos contribuir para os evitar", declarou o dirigente.

O termo gueto (do inglês ghetto) nasceu da natureza humana de estabelecer padrões, gueto designa uma área onde pessoas de uma determinada etnia comum ou unidas por uma dada cultura ou religião vivem em grupo e voluntáriamente, em segregação parcial ou estricta são pequenas zonas de moradias de famílias de imigrantes.

Informação retirada de:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=970505

2 comentários:

Anónimo disse...

No texto diz: "Gueto designa uma área onde pessoas de uma determinada etnia comum ou unidas por uma dada cultura ou religião vivem em grupo e voluntáriamente, em segregação parcial ou estricta são pequenas zonas de moradias de famílias de imigrantes". Auto exclusão Social, detestam a sociedade comum onde existe regras, por isso se isolarem. Travam a nossa liberdade de caminhar pelas ruas do nosso país, pois a entrada nesses guetos seria um suicidio. Nada mais a dizer uh LORD SS 14/88

Anónimo disse...

Não se esquecam que dentro dos guetos aide existe pelo menos mais 1 gueto....