quarta-feira, 9 de julho de 2008

Nazi mais procurado do momento pode estar no Chile



"Doutor Morte", o criminoso de guerra nazi mais procurado do mundo poderá estar escondido no sul do Chile, referem fontes do Centro Simón Wiesenthal de Jerusalém. A caça ao homem já começou.

Aribert Heim, ou "Doutor Morte", responsável por torturar e matar prisioneiros no campo de concentração nazi de Mauthausen, na Áustria, afinal pode estar vivo e escondido no sul do Chile. Esta é a convicção de Efraim Zuroff, director do Centro Simón Wiesenthal, que se dedica à documentação das vítimas do Holocausto e a registar todos os criminosos de guerra nazis. Recorde-se que Heim conseguiu fugir da Alemanha, em 1962, antes de as autoridades o prenderem. Segundo o responsável, o "Doutor Morte" pode estar bem vivo e refugiado na Patagónia, onde vive actualmente a sua filha, mais concretamente em Puerto Montt.

A caça ao homem de 94 anos já começou.

Segundo a BBC, vários jornais chilenos e argentinos publicaram fotografias do criminoso nazi captadas em 1950 e 1959 e imagens de como poderá estar actualmente. O Centro Simon Wiesenthal Centre, a par dos governos alemão e austríaco, oferecem 315 mil euros por informações que possam levar à apreensão deste nazi. Crê-se que o homem poderá ainda estar vivo já que a sua família ainda não reclamou os cerca de 1.6 milhões de dólares depositados num banco germânico, em nome do criminoso da Segunda Guerra Mundial. Refira-se que para ter direito a tal quantia, a família deverá provar que o familiar está morto.

Sem comentários: