terça-feira, 29 de julho de 2008

Em Defesa da Língua Portuguesa.


O Inglês é a língua franca do mundo inteiro, mas nenhum Parlamento pretendeu até hoje "unir" e "harmonizar" as ortografias do Reino Unido e dos Estados Unidos, que são diferentes.

O uso oral e escrito da língua portuguesa degradou-se a um ponto de aviltamento inaceitável, porque fere irremediavelmente a nossa identidade multissecular e o riquíssimo legado civilizacional e histórico que recebemos e nos cumpre transmitir aos vindouros. Por culpa dos que a falam e escrevem, em particular os meios de comunicação social; mas ao Estado incumbem as maiores responsabilidades porque desagregou o sistema educacional, hoje sem qualidade, nomeadamente impondo programas da disciplina de Português nos graus básico e secundário sem valor científico nem pedagógico e desprezando o valor da História.
Se queremos um Portugal condigno no difícil mundo de hoje, impõe-se que para o seu desenvolvimento sob todos os aspectos se ponha termo a esta situação com a maior urgência e lucidez.

9 comentários:

Anónimo disse...

Sei que muito boa gente é contra o acordo ortográfico. Eu sou uma delas. A língua portuguesa é das muitas coisas de que me orgulho neste país e aborrece-me ver que, além de todos aqueles "bons" cidadãos que a deturpam e a desprezam, agora aparecem uns marmanjos que nos querem pôr a escrever e a falar Português do Brasil. ASS LORD SS 14/88

Anónimo disse...

Agora chama-se Língua Portuguesa, como se vai chamar agora? ass Anónimo

PILOTO disse...

Como ja tenho dito sou contra o acordo ortografico, os paises que se exprimem na lingua portuguesa devem-se adptar
e ñ o contrario, mas eu acho uma estupides esses acordos uma vez que muitos dos paises do mundo ñ o fazem.

PILOTO disse...

http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?naoacord

Anónimo disse...

"Como ja tenho dito sou contra o acordo ortografico, os paises que se exprimem na lingua portuguesa devem-se adptar
e ñ o contrario, mas eu acho uma estupides esses acordos uma vez que muitos dos paises do mundo ñ o fazem."

Acho muito irónico o seu comentário, Piloto, pois que eu saiba "ñ" e "estupides" não são palavras portuguesas...

Quanto ao acordo, nunca hei de concordar e sempre escreverei como sempre escrevi.

PILOTO disse...

ñ viu "ortografico"...falta o acento amigo...idiota...por favor corrija-me... eu sou tu pobre portugues que ñ pode estudar...TEVE QUE TRAVALHAR E EMIGRAR...talves tenham dado a minha oportunidade a esses negroides que estam em carrazeda...amigo

Anónimo disse...

Pois claro, a culpa é toda dos pretos, até o facto de não saber escrever. Malditos. Mais alguma falha sua que queira por a culpa nos pretos?


Um bocadinho de humildade não lhe ficava nada de mal...

PILOTO disse...

Por acaso estou a culpar alguem pelos meus erros(as tantas a culpa tambem pode ser sua se for algum prof)??, eu simplesmente quiz dizer que essas oportunidades podiam ser dadas a gentes dessa terra, mas se vc entrou na paranoia de andar a corregir os meus erros, faça uma lista com correcções, ou então como esta na moda publique um livro até lhe dou um titulo, "Os erros ortograficos do sr Piloto", que tal? Tenha paciencia e compre uma albarda porque burro ja vc é.

Anónimo disse...

Não vão aceitar o meu comentário?? (não precisam de expor este)