segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pressão comunista Russa contra a U.E. (Stalin = Putin)


Nos últimos dias, temos assistido a uma guerra de palavras entre a Rússia e a União Europeia sobre o gás natural russo. Bruxelas considera que é necessário diversificar as fontes de abastecimento desse hidrocarboneto para que Moscovo não use isso como arma política. O exemplo da "guerra do gás" entre a Rússia e a Ucrânia, quando o Kremlin "fechou as torneiras", ainda está fresco na memória.
O Kremlin responde que o problema não reside aí, mas no facto de os países da UE impedirem a empresa pública russa Gazprom de aceder às redes de distribuição de gás na Europa.
"Mesmo durante a guerra fria, quando o mundo vivia no limiar da guerra nuclear mundial, os contratos com a Europa eram cumpridos à risca. De que perigo de dependência da Rússia se pode falar hoje, quando a situação no mundo mudou de forma radical?" - perguntou Putin uma conferência de imprensa, após um encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, e respondeu: "a Europa é o parceiro natural e mais próximo e a cooperação energética com os países europeus não tem dois ou três anos, mas dezenas".
Mas Putin voltou a ameaçar a Europa caso esta não abro os mercados internos de gás às empresas russas: "ouvimos constantemente falar do perigo de uma hipotética dependência da Rússia, de que é necessário limitar o acesso das companhias russas aos mercados europeus. Compreendam-nos e coloquem-se na nossa situação. O que devemos fazer ao ouvir diariamente o mesmo? Começamos a procurar novos mercados".

1 comentário:

Anónimo disse...

Normal