terça-feira, 23 de setembro de 2008

Não são os indivíduos que formam a sociedade, mas a sociedade que forma os indivíduos.


O conservadorismo (ou conservantismo) é um termo usado para descrever posições político-filosóficas, alinhadas com o tradicionalismo e o transformação gradual, que em geral se contrapõem a mudanças abruptas (cuja expressão máxima é o conceito de revolução) de determinado marco econômico e político-institucional ou no sistema de crenças, usos e costumes de uma sociedade.

Para os conservadores é a sociedade e os seus hábitos e tradições que moderam e limitam a sua perversidade natural. Assim, para os conservadores, o indivíduo só existe plenamente integrado numa sociedade e numa tradição – o indivíduo abstracto não existe: nós só somos o que somos em função da herança (material e cultural) que recebemos dos nossos antepassados (“Não são os indivíduos que formam a sociedade, mas a sociedade que forma os indivíduos”, diz Louis de Bonald).

Para os conservadores, se os homens existem dentro de uma sociedade que "funciona", não faz sentido elaborar projetos de sociedade ideal. Os conservadores defendem que cada povo deve viver segundo o modelo existente.

Publicado por: Lord ss 14/88

Sem comentários: