segunda-feira, 1 de setembro de 2008

U. E. vs Russia


A União Europeia vai permanecer “vigilante” nas suas relações com a Rússia e poderá tomar, futuramente, decisões “acerca do futuro” dessas relações em função da evolução da situação na Geórgia, de acordo com um projecto de declaração preparado pela Presidência francesa da UE.

“Esperamos da Rússia um comportamento responsável, fiel aos seus compromissos. A União ficará vigilante”, indica a declaração que deverá ser hoje examinada durante a cimeira europeia extraordinária dedicada à situação na Geórgia e que começou cerca das 14h30 (hora portuguesa), em Bruxelas.

Essa avaliação deverá ser levada a cabo na perspectiva da próxima cimeira (UE-Rússia) prevista para 14 de Novembro em Nice, e poderá conduzir, à luz da situação e do cumprimento pela Rússia de todos os seus compromissos no plano de paz em seis pontos (na Geórgia, mediado pela França), a decisões acerca da continuação das discussões sobre o futuro da relação entre a União e a Rússia em diferentes domínios.

A União Europeia dirá igualmente hoje que está "disposta a participar" num "mecanismo internacional de supervisão" da situação na região do Cáucaso.

Informação Retirada de:
http://www.publico.clix.pt/

Sem comentários: