quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sociedade: Automóveis terão de circular com luzes diurnas dentro de 3 anos


A Comissão Europeia quer que os veículos motorizados novos incluam, a partir de 2011, luzes de circulação diurnas que se acendem assim que a ignição é ligada, uma medida para aumentar a segurança rodoviária. Bruxelas considera que o modelo de luzes proposto (Daytime Running Light - DRL) aumenta a visibilidade dos veículos motorizados em circulação e consome menos energia que os faróis tradicionais, tendo em conta a experiência de países onde o sistema já é utilizado.

A introdução obrigatória destas luzes foi já aprovada pelo grupo de especialistas de alto nível em segurança rodoviária CARS 21.

A directiva aprovada esta quarta-feira pela Comissão prevê que a partir de 7 de Fevereiro de 2011 todos os veículos ligeiros de passageiros novos e comerciais ligeiros incluam DRL no seu equipamento.

Os camiões e autocarros têm um prazo mais dilatado, até Agosto de 2012.

Nos veículos equipados com DRL, estes acendem-se automaticamente quando a ignição é ligada e apagam-se quando é desligada ou quando os faróis de circulação nocturna são accionados.

Segundo Bruxelas, a tecnologia usada nestes faróis permite que o consumo de energia seja reduzido em 25 a 30 por cento em relação aos tradicionais.


Informação Retirada de: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1017350

Sem comentários: