sábado, 6 de setembro de 2008

«Hitler não queria matar mas sim deportar os judeus»


«Hitler não queria matar mas sim deportar os judeus» - Saul Friedländer (Historiador Israelita)

Spiegel - Qual a razão por que os nazis não mataram os judeus alemães nos anos 30?

Friedländer: Tenho certeza de que Hitler não perseguia um plano de assassinar os judeus desde o início. A princípio, o objectivo era isolá-los da sociedade, privá-los das suas formas de sobrevivência económica e forçá-los a deixar a Alemanha.

Spiegel - E por que aconteceu o Holocausto?

Friedländer: Durante a guerra, a Wehrmacht ocupou regiões onde viviam milhões de judeus. O plano era deportá-los, da mesma forma que eles começaram a fazer na Alemanha, de áreas sob controle alemão e enviá-los para uma reserva judaica. Num primeiro momento, essa reserva seria em Lublin, depois em Madagáscar, e finalmente, após derrotar Stalin, no norte da Rússia.

Spiegel - Mas não foi isso que aconteceu.

Friedländer: Sim, a partir de Outubro de 1941, podemos observar uma transição. Hitler fazia declarações raivosas, aos berros, sobre os judeus quase todos os dias. A ofensiva na frente leste estava afundando na lama e, em 5 de Dezembro, o Exército Vermelho lançou a sua contra-ofensiva. Stalin não tinha sido derrotado – continuava a lutar. E alguns dias depois, os Estados Unidos estavam em guerra contra os aliados de Hitler, os japoneses. E como Hitler sabia que o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, estava a tentar convencer o povo norte-americano a lutar contra a Alemanha, e por razões psicológicas ele queria dar uma surra nele. Daí, Hitler declarou guerra contra os Estados Unidos, embora aquele não tenha sido o plano original. Como resultado, Hitler estava lutando numa guerra total em duas frentes, da mesma forma que ele lutou na Primeira Guerra Mundial.

Spiegel - E o destino dos judeus europeus foi selado?

Friedländer: Em 1935, Hitler disse que, se outra guerra ocorresse em em duas frentes, ele estaria preparado para tomar medidas drásticas contra os judeus. Essa foi a lição que Hitler aprendeu da Primeira Guerra Mundial. O país não se permitiria a outra punhalada nas costas do inimigo interno, os judeus, que supostamente haviam traído a Alemanha em 1917/18. Em contraste com os eslavos, que os nazis viam como "Untermenschen" (sub-homens) passivos, Hitler temia os judeus como um inimigo activo. Consequentemente, não era suficiente matar os judeus –- ele queria destruir tudo que era judaico no mundo. Eu acredito que a decisão para fazer isso tenha sido tomada em Dezembro de 1941(...)

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu também não vos queira privar de direitos civis, mas temo que terei de o fazer.
E já agora: como não gosto de sub-gente como os nacionalistas, que tal um tiro na nuca ou um banho de gás?
A evocação que vocês fazem desta entrevista é absolutamente patética! Poderá ser verdade o que diz este historiador, mas o argumento não deve ser lembrado para desculpar um dos maiores horrores da história da humanidade.
Haverá outros ... mas é deste que falamos.

Anónimo disse...

"não gosto de sub-gente" demonstra preconceito, pois ninguém aqui faz distinções de gentes nem se apoia as atitudes de Hitler que neste blog não são apoiadas. Simplesmente está-se a mostrar os outros lados da história que pouca gente conhece, mas só para efeitos de curiosidade. Pois eu também não gosto de muita coisa e tenho que conviver com elas e respeito-as. Não tomo essa atitude comunista e censura discriminatória como você faz, que moral tem você para criticar se vem logo com descriminação. Aqui apoia-se a democracia e a liberdade.

ASS LORD SS 14/88

Anónimo disse...

Não gostas não comes ó palhaço, sub espécie de merda comuna....

2 Nacionalistas disse...

"que tal um tiro na nuca ou um banho de gás?"

E por falar em gás...

http://forumnacional.net/showthread.php?t=30693&highlight=hist%F3rias