quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Comunismo - História De Uma Ilusão RTP2

Photobucket


(clique no Link para aceder) Programação RTP 2

Foi preciso arranjar um documentário alemão para, na televisão portuguesa, termos uma visão desapaixonada do comunismo (passe a injustiça de esquecer o documentário de Sandra Felgueiras sobre Cuba).
Enquanto na RTP1 se podia ouvir um senhor de cabelo comprido (quem era?) a defender Chávez, na RTP2 passava um excelente documentário sobre os primeiros anos do comunismo bolchevique. Ver um documentário em que fala Timothy Garton Ash - que fala excelente alemão, não sabia -, em que se fala do “Terror Vermelho” (termo aliás cunhado pelo partido bolchevique), ou no encerramento da Assembleia Constituinte (algo que o PCP não conseguiu em 1975 - não podemos dizer que não tivesse tentado) após esta ter chumbado o apoio ao governo bolchevique (esteve em funções uma hora); ver um programa assim demonstra bem como os alemães lidam geralmente com a história: duma forma fria e objectiva - vide documentários idênticos sobre a Era Nazi.
Com uma linguagem clara e sem concessões a ideais que esquecem os meios, o documentário merece ser revisto. Espero que emitam as duas próximas partes: “Aufstieg zur Supermacht” (”Ascenção a Superpotência”) e “Zerfall der Macht” (Queda do Poder).

1 comentário:

Anónimo disse...

Pelo que me parece vão ser exibidas todas as partes. Mas como o documentário só irá passar por dois dias, creio que eles dividiram uma parte a meio.

Continuação de bom trabalho.
Céptico (FafeNacional)