terça-feira, 12 de agosto de 2008

Inquérito a 8500 pessoas para conhecer índice de segurança


O Governo vai inquirir 8500 pessoas no âmbito de um questionário nacional sobre segurança que deverá ficar concluído em Janeiro. O Inquérito Nacional à Vitimação será realizado através de um protocolo hoje assinado entre o Ministério da Administração Interna e o Instituto Superior do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

O coordenador do trabalho, o professor universitário Paulo Pereira de Almeida, disse que o inquérito vai servir para conhecer a "verdade objectiva e científica" das questões da segurança. Já o ministro Rui Pereira justificou o estudo por achar "indispensável conhecer a realidade para desenvolver políticas adequadas" em termos de segurança. O responsável pela pasta fez questão de distinguir segurança "objectiva e subjectiva", referindo-se à que ocorre de facto e ao sentimento de insegurança que por vezes se cria na população. Rui Pereira, interrogado sobre os "acontecimentos dos últimos dias", desvalorizou o alegado clima de insegurança criado por dois acontecimentos: o assalto a uma instituição bancária que terminou com a morte de um dos ladrões e ferimentos graves no outro e a morte de uma criança de 13 anos que acompanhava familiares suspeitos de um assalto e acabou baleado pela GNR. Sobre eventuais medidas suscitadas por estes casos, o ministro recusou-as peremptoriamente: "Não devemos ser demagógicos e andar a anunciar medidas novas de 15 em 15 dias".

O inquérito, que vai ser realizado ao nível de concelho tem a primeira fase até ao fim deste mês, na qual será elaborado o questionário, seguindo-se depois a recolha da informação pelo país até 15 de Novembro. Antes do final do ano deverão ser apresentados os resultados preliminares e as conclusões finais em Janeiro do próximo ano.



Diário Digital / Lusa

Sem comentários: