terça-feira, 26 de agosto de 2008

Governo recusa apoiar Museu Salazar reivindicado por Santa Comba Dão.


A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, considera "não sustentável" a transformação em museu da casa onde nasceu António de Oliveira Salazar, na aldeia do Vimieiro, concelho de Santa Comba Dão. "Aquela casa não dispõe de um espólio pessoal que seja atractivo para chamar visitantes", assegura a ministra ao DN.

Isabel Pires de Lima confirmou ter já recebido em audiência o presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, que é o maior entusiasta deste projecto, envolvido em grande polémica. Dois dias após o fundador do Estado Novo ter sido eleito o "melhor português de sempre" num concurso da RTP, a ministra garante que as pretensões do autarca de Santa Comba esbarram com questões de ordem prática.

2 comentários:

André disse...

porque é que tens um foral na imagem?

Anónimo disse...

Carta foral é dotanda de autoridade legítima na regulação da vida coletiva da população, embora a extensão e o conteúdo das cartas forais fossem variáveis, estas caracterizavam-se, em termos gerais, por serem uma lei escrita (carta firmada, testemunhada e confirmada), orgânica (organizadora de um determinado aglomerado social), local (atuante dentro de fronteiras territoriais definidas), ou relativa (aplicável às relações económico-sociais internas, recíprocas entre habitantes e a autoridade outorgante). Eram, portanto, consignadas liberdades e garantias às pessoas e aos seus bens, estipulados impostos e tributos, multas e composições, o serviço militar, imunidade coletivas, aproveitamentos dos terrenos comuns, etc.

Por representar isto tudo e ser um documento antigo visto este tema "retratar" um museu.

ASS LORD SS 14/88