segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Judeus da URSS

Israel condena oito jovens por ataques neonazis



Os jovens, com idades entre 16 e 19 anos, eram imigrantes vindos da antiga União Soviética e foram considerados culpados por ataques contra judeus, trabalhadores estrangeiros, homossexuais e toxicodependentes, além da profanação de sinagogas e túmulos de judeus.

Os condenados receberam penas entre um e sete anos de prisão. Ao ler o seu veredicto, o juiz Tsvi Gurinkel disse que determinou penas severas numa tentativa de desencorajar outros a seguir o exemplo do gang.

«O facto de serem judeus da antiga União Soviética e de simpatizarem com indivíduos que acreditam em teorias racistas é terrível» , disse o juiz.

Os jovens foram condenados por conspiração para cometer crimes, agressão, incitação ao racismo e distribuição de propaganda racista.

A existência do gang neonazi, conhecida como Patrulha 36, foi revelada após a prisão dos membros, em 2007, e chocou Israel.

Os oito jovens imigraram para Israel dentro da Lei de Retorno, que concede a cidadania israelita imediata e automática a todos os judeus do mundo que imigrarem para Israel e estende os direitos reservados aos judeus também a netos de judeus e cônjuges não-judeus.

Um dos condenados é neto de um sobrevivente do Holocausto, em que milhões de judeus foram mortos pelo regime nazi.

Os jovens viviam em Petah Tikva, perto de Telavive. Numa busca às suas casas, foram encontrados vários objectos de teor nazi, como uniformes e retratos de Adolf Hitler, além de armas.

Segundo o jornal israelita Haaretz, os vídeos encontrados nos computadores apreendidos pela polícia mostravam os jovens vestidos com roupas neonazis atacando as suas vítimas.


Informação Retirada de: SOL

Postado por Nuno Teixeira

Sem comentários: