quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Pela liberdade Antissemitismo


Obtendo o seu nome de Sião (Sion, Zion) que é o nome de um monte nos arredores de Jerusalém, o Sionismo é um movimento político que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado Judaico, por isso sendo também chamado de nacionalismo judaico . Desenvolveu a partir da segunda metade do século XIX em especial entre os Judeus da Europa central e da Europa de Leste, sobre a pressão de pogroms e do anti-semitismo crónico destas regiões, mas também na Europa ocidental no seguimento do choque causado pelo caso Dreyfus.

Sionismo trabalhista (Comunista)

O sionismo trabalhista ou Comunista "socialista" é a ala de esquerda tradicional da ideologia sionista. Ao contrário da tendência do "sionismo político" fundada por Theodor Herzl e defendida por Chaim Weizmann, o sionismo trabalhista não acreditava que o Estado Judaico seria criado simplesmente pelo apelo à comunidade internacional ou a uma nação poderosa como o Reino Unido, a Alemanha ou o Império Otomano. Em vez disso, os sionistas trabalhistas acreditavam que o Estado Judaico apenas podia ser criado como parte da luta de classes, através dos esforços da classe trabalhadora judaica estabelecendo-se na Palestina e construindo um estado através da criação de kibbutzim no campo e de um proletariado nas cidades.

O sionismo trabalhista cresceu em tamanho e influência e obliterou o "sionismo político" nos anos 30 do século XX, quer a nível internacional como dentro do Mandato Britânico da Palestina, onde os sionistas trabalhistas dominaram as instituições do Yixuv, particularmente a federação sindical conhecida como a Histadrut. A Haganá (mais tarde a Palmach) -- a maior força para-militar sionista -- era uma instituição sionista trabalhista. Desempenhou um papel de liderança na Guerra Árabe-Israelita de 1948 e os seus antigos membros dominaram o exército israelita durante décadas após a formação do Estado de Israel em 1948.

Alguns dos ideólogos do movimento do sionismo trabalhista foram por exemplo Nahum Syrkin, Ber Borochov e AD Gordon e líderes do movimento foram entre outros David Ben-Gurion. O principal veículo do movimento do sionismo trabalhista foi o partido Poale Zion que se dividiu num Poale Zion de esquerda Comunista. Nas primeiras três décadas da existência do Estado de Israel, até que o sionismo Revisionista (representado pelo partido Likud)tornou-se uma força com crescente influência na política israelita.

Publicado por Lord SS 14/88

6 comentários:

PILOTO disse...

Em questão desta ultima guerra, Israel tem toda a razão deviam era de acabar com o absurdo que é a faixa de Gaza.

Anónimo disse...

Israel tem razão, desculpa mas deves estar doido (sem ofensa). Israel nem existia ocuparam as terras da Palestina por causa do sionismo, o estado de Israel não devia existir sequer.

A.H.

PILOTO disse...

O povo de Israel é um dos povos mais antigos e com historia a face da terra amigo, vai ler a Biblia e procura saber a Historia mundial desse povo, ñ sejas igunorante informa-te primeiro (sem ofensa).... tem todo o direito de existir, simplesmente os arabes com o fim do imperio romano lhes ocuparam as terras, esses sim é que são o perigo e estão a mais passa os olhos na Biblia, se Cristo narceu a mais de 2000 anos (?) eles ja la estavam ha muito mais nesse mesmo territorio, vai estudar um pouco, ñ faz mal a ninguem, o conhecimento cabe em todo lado, força e boa pesquisa.

PILOTO disse...

Pior estamos nos com a invasão de pretos em Portugal esses sim ñ pretencem ao nossos territorio e até descaraterisam a nossa sociedade europeia.

Anónimo disse...

Bem está visto que os teus conhecimentos são elementares, se eestudares bem o assunto terás a resposta. E em 1º lugar a biblia não é um livro credivel nem cientifico, são meras metáforas e histórias bem construidas. Os judeus já existem á muito tempo sim... Mas nunca existiu um estado judaico, esse estado surgiu com a ajuda dos estados unidos e o fanatismo do sionismo. Toda a gente criticou a turkia pk era um estado muçulmano e agora é laico, mas esse estado sempre axistiu. Pesquisa e lê, e vê como se formou Isreal, são terras ocupadas indevidamente e com a ajuda dos comunistas americanos.

ASS A. H.

PILOTO disse...

Ora resumindo, o reino de Israel existiu ate a sua expulsão pelos arabes por volta do ano 350 DC, agora o estado esse sim foi fundado depois da IIWW atras vez do sionismo e dos EUA + ONU e etc, mas as terras de origem são as actuais, por isso a "Cesar" o que é de "Cesar"...