quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Extrema-esquerda (Anarquistas) reivindica ataque à Embaixada dos EUA .


Um grupo de extrema-esquerda grego, Luta Revolucionária, reivindicou o atentado de ontem de manhã contra a embaixada norte-americana em Atenas. O ataque com uma granada lançada a partir da rua ocorreu pouco antes das 06.00 locais (04.00 em Lisboa), tendo causado apenas ligeiros danos materiais. "Acreditamos que este é um acto simbólico, uma tentativa de abalar as relações internacionais do nosso país", afirmou o ministro das Obras Públicas, Vyron Polydoras.

O ataque foi reivindicado através de um telefonema para a empresa de segurança encarregue da vigilância do edifício, estando a polícia a averiguar a sua autenticidade. O grupo Luta Revolucionária (EA, na sigla original) é actualmente um dos mais activos na Grécia, herdeiro dos históricos 17 de Novembro (17N) e Luta Revolucionária Popular (Ela), desmantelados em 2002 e 2003, respectivamente .

"Esta tentativa de acordar o terrorismo não irá para a frente", referiu Polydoras. Por seu lado, o embaixador norte-americano em Atenas, Charles Ries, disse não haver "qualquer justificação para um acto desta violência". O engenho, uma granada antitanque russa, facilmente acessível no mercado negro, entrou no edifício junto ao emblema da águia americana e explodiu numa casa de banho do terceiro andar, onde se situa o gabinete de Ries. A polícia procura uma camioneta vista por algumas testemunhas no momento da explosão.

O Presidente da Grécia, Carolos Papoulias, expressou a "indignação do povo grego" com o ataque, enquanto a ministra dos Negócios Estrangeiros, Dora Bakoyannis, referiu que este não vai afectar as "relações excepcionais" entre os dois países. Uma ideia reforçada pelo embaixador norte-americano, que, em comunicado, se mostrou satisfeito com a determinação do Governo e dos principais partidos políticos para "deter os autores deste atentado e prevenir futuros ataques".

O primeiro ataque da Luta Revolucionária aconteceu a 5 de Setembro de 2003, tendo como alvo os tribunais de Atenas. Depois disso, o grupo reivindicou outros cinco atentados, incluindo um cem dias antes do início dos Jogos Olímpicos de 2004. O último ataque ocorreu a 30 de Maio do ano passado, quando a EA fez explodir uma bomba junto à residência do ministro da Cultura e antigo responsável pela pasta da Ordem Pública, Georges Voulgarakis.

O objectivo das acções da Luta Revolucionária tem sido denunciar a colaboração da Grécia na "guerra contra o terrorismo" dos EUA, retomando a retórica anti-imperialista das guerrilhas urbanas da década de 1970 e 1980, que não esqueceram o apoio de Washington ao regime.

Info de DN

Publicado por Lord SS 14/88

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabens concordo totalmente convosco - acabem com esses cromos malditos que sao os PORTUGUESES - especie maldita que tem a mania de emigrar para paris e alemanha

Anónimo disse...

entao estao a censurar a minha opiniao? ainda por cima votos de parabenbs!!!

Anónimo disse...

race mixing in Brazil - RESULTS

Mixed-race Brazilian

MULATTO PRIDE FROM BRAZIL
Mixed-race Brazilian - Multiracial - results


Guerra entre traficantes no Macaco - Brazil

dinka cow stimulation

News From a Private War - Rio´s Drug War Doc - Part 1/6

Gangs - Brazil - Rio de Janeiro ***part 1/5***

WIDE ANGLE | Brazil in Black and White | PBS

----------------------------------------------

music - Brazilian Hit Parade

1- Gil do andaraí - Toque da Cadeia. (PROIBIDÃO - CVRL PCC)

2 - Bonde Da Riga 3-Se Mecher Com Nois a Bala Come
MP | Facção Do Mapim

3 - MC Ticão - encomenda

4 - MC Ticão - tabajara

5 - MC RAFFA CARIOCA ////CAFETÃO AO VIVO NA FAVELA DO RIO

6 - nÓs mete bala nUnca cOrre (com intrevista do sbt)

7 - Gera samba - A dança do bumbum - Original 1995

8 - Bonde do Bambam - Morro do Cruz

----------------------------------------------

Tourism in Brazil

Arnold goes to Carnival in Rio

----------------------------------------------

Religion - Mixed-race Brazilian

Candomble In Brazil

Danças Brasileiras - Candomblé (1 de 2)


----------------------------------------------

White Brazilians

The south is my country

Brazil is German?
http://www.stormfront.org/forum/showthread.php?t=213733