segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Procurador-geral da República teme que criminalidade aumente em 2009
"Combater o crime económico é o "mais difícil de fazer"
O procurador-geral da República teme que a criminalidade aumente em 2009. Pinto Monteiro refere que a inserção no espaço europeu, o aumento do desemprego em Portugal e a exclusão social podem em conjunto aumentar o crime.
“A criminalidade violenta, que é aquela que pode atingir qualquer cidadão indistintamente, está a aumentar no mundo e também vai aumentar em Portugal”, disse o procurador em declarações feitas à Rádio Renascença sobre as perspectivas e esperanças para 2009. Pinto Monteiro explicou que este cenário poderá acontecer “se não houver medidas para o evitar”.
Outra das suas preocupações é o crime económico, que é “o combate mais difícil de fazer”. Neste contexto, o procurador deposita esperança numa maior expressão do Ministério Público (MP), de modo que “esteja ao serviço do cidadão, [que seja] actuante, e que os cidadãos saibam que está a contribuir para uma justiça mais transparente e mais célere”
Para tal, são necessárias algumas alterações internas, nomeadamente, no que diz respeito à carreira de magistrado. “Preocupa-me o cair da carreira de magistrado do Ministério Público. Está-se 10, 15, 20 anos sem subir de patamar, o que é mau, porque cria rotinas. Tem que se ter imaginação para evitar o bloqueio do MP”, sentenciou Pinto Monteiro.
Info de Publico
Publicado por Lord SS 14/88
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário