terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

França aceita responsabilidade na deportação de judeus


O Conselho de Estado francês, a mais alta instância da jurisdição administrativa do país, reconheceu a “responsabilidade” do Estado na deportação de judeus sob o regime de Vichy, durante a Segunda Guerra Mundial. Mas não acolheu a ideia de qualquer indemnização como vêm querendo descendentes das vítimas.

É a primeira vez que Paris aceita a um tão alto nível, e tão formalmente, o papel das suas autoridades durante a ocupação alemã, desde que o antigo Presidente Jacques Chirac estabeleceu pela primeira vez, em 1995, as culpas da França no envio em massa de judeus para os campos de extermínio. A alta instância francesa acolhe-as agora por si mesmas e não em razão do que chama “constrangimentos directos do ocupante”.

O Conselho de Estado, cuja deliberação foi publicada no Jornal Oficial, cita como exemplos as prisões, internamentos e os envios das vítimas por comboio para campos de trânsito, e por fim o “extermínio” de milhares de pessoas.

No entanto, a alta instância administrativa, cuja decisão resultou da análise de um caso particular, o da filha de um deportado, não abriu qualquer caminho a eventuais indemnizações. São numerosos os pedidos de há muitos anos nesse sentido.

Ibfo de Publico

Publicado por Lord SS 14/88

Sem comentários: